segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Esclarecimento!!!!

Depois da tão grande polémica criada em torno da resposta dada à questão de como via o Bloco, em Samora Correia, a "Festa Brava" e se era capaz de apoiar a construção de uma praça de touros, vimos, por este modo, alertar todos os que se identificam com o nosso partido para o facto de:

1.º Nunca foi mencionado que defendiamos ou que pretendiamos levar a cabo a construção de uma praça de touros. O que foi dito foi que apoiariamos se, e apenas se, essa fosse a vontade do povo. De notar que temos a decorrer uma sondagem sobre o assunto, onde pedimos para deixar a opinião (pode ser em qualquer espaço do blog). Nessa sondagem não é referido que queremos fazer uma praça, ou diz?

2.º Somos a favor os animais e defendemos o direito dos mesmos, mas não tencionamos, em temos o direito de acabar com as tradições locais, com os costumes desta região.

3.º Salvaterra de Magos, cuja câmara é o Bloco de Esquerda, tem igualmente as mesmas tradições. Nunca o Bloco tentou anular a vontade das pessoas, acabando com as festas e com a praça de touros local. Tentou? Não. Verificou-se um respeito pelos costumes locais.

4.º Dissemos que muitos nos admirava o facto de Samora Correia não ter praça de touros. É verdade. Admiramo-nos. Porquê? Porque a tradição tauromática é forte. Mas isso quer dizer que vamos construir uma se formos eleitos? Ora, por favor...

5.º As nossas prioridades estão muito longe disso, meus caros. Centram-se na saúde, na educação, nos idosos, na mobilidade, no ambiente, no desemprego. Não se desviem as atenções daquelas que são as nossas prioridades. Qualquer dia estão a insinuar que entre uma praça de touros e um hospital nós damos preferência à dita praça. Era só o que faltava ouvir da parte de quem se diz bloquista como nós.

Se nos perguntarem sobre a festa brava em Samora Correia, a nossa resposta vai para a manutenção das tradições.
Mas ninguém nos acuse de sermos contra os animais e o seu bem-estar.
Nunca seja dito que no nosso programa está mencionado o que quer que seja a esse respeito.
As nossas prioridades são outras e elas não são lamentáveis, nem ridículas. Foram criadas a pensar nas necessidades do povo. Do povo que tem o direito de escolher e de interferir na vida da sua terra!

Cumprimentos

24 comentários:

  1. Como é que alguém que é a favor desta tradição pode dizer que defende os animais???

    http://www.hi5.com/friend/photos/displayPhotoUser.do?ownerId=300116963&artistType=&photoFuid=00414310270300Ug9uMb431027#3719707294_300116963_220666809_0

    ResponderEliminar
  2. D. Sandra Borges,

    Ninguém disse que era a favor ou contra, dissemos que manteriamos a tradição, percebe? O Bloco é a favor de manter as tradições em Samora. Mas não é só em Samora. Em Salvaterra também percebe?
    Sou a favor dos animais (não só dos touros), mas não posso de todo ir contra as pessoas e os costumes implantados.
    Filipa Silva Horta

    ResponderEliminar
  3. D. Filipa,
    Não perca tempo a comentar o que já se fartou de explicar e poucos parecem perceber. Sou do Bloco, respeito ideias, mas não devemos brincar com tradições. Agora comparar o Bloco com a extrema direita, por favor meus caros.
    Se calhar são contra a tourada e, em casa, batem nos animais e no Natal, vão ao circo com os meninos e dão dinheiro para os filhos tirarem fotos em cima do elefante que, entretanto, já levou chicotadas para ali estar sossegado.
    Parem de politizar esta questão. Concentrem-se em questões com interesse para a freguesia. Questões que o Bloco defende para Samora. E a praça de touros não é uma delas.
    Força Filipa
    José Gomes, Samora Correia

    ResponderEliminar
  4. Nem sempre é fácil ser de esquerda é preciso coragem para defender o que é justo e as touradas não injustas

    ResponderEliminar
  5. "• Fim do uso de animais nos circos, promovendo a qualificação de profissionais do novo circo;
    • Apoiar a requalificação de praças de touros fixas com pouca ou nenhuma utilização em espaços culturais
    • Fim de rodeos, de touradas de morte ou à vara."

    sabem de onde é isto?

    ResponderEliminar
  6. Caro "Anónimo",

    Vamos ver se de uma vez por todas esta questão fica esclarecida.
    1.º Nunca ninguém ligado a este blog disse que gostava de touradas;

    2.º Apoiamos as tradições. Qual é a novidade? O concelho de Salvaterra é do Bloco, também as apoia.

    3.º Praça de touros, que haja, se é essa a vontade do povo. O Bloco tem é que ter o mesmo comportamento que tem em Salvaterra, ou seja, as touradas auto-sustentam-se. Vamos explicar melhor... O Bloco não pode proibir a construção de uma praça, como não pode proibir a presença de animais no circo. O que podemos, sim, é não contribuir financeiramente para a manutenção da mesma. É o que se faz em Salvaterra, onde não deixaram de existir touradas. Cada povo tem os seus costumes.

    4.º Admiramo-nos por não haver uma praça. Sim, numa cidade que se diz tão ligada à tauromaquia, achamos mesmo estranho. Aliás, o que fizemos num fórum local, foi perguntar porque não exigiram isso de outro partido? Porque é que só levantam essas questões ao Bloco?

    5.º Meu amigo "Anónimo", sobre o programa não me ensina nada. Sabe, fui aluna de um dos fundadores do Bloco.

    6.º Esta questão apenas surgiu para mandar abaixo a nossa candidatura no concelho de Benavente. E, como eu disse, ninguém disse que iria patrocinar esse tipo de espectáculo, percebido? Nunca dissemos que iriamos pressionar qualquer órgão para avançar com essa ideia. Aliás, se quem tem feito este tipo de comentários, soubesse um pouco de política, sabia que não é à Junta que cabe este assunto, mas sim à Câmara. E o Bloco não concorre à Câmara. Nem (digo mais uma vez) disse que algum dia pressionaria a Câmara para fazer tal praça. Se o povo se organizar e conseguir a sua construção junto de quem de direito para decidir... meu amigo, que quer que eu faça?

    7.º Em vez de críticas, o que o Bloco precisa é de união? Samora tem muitos problemas e muitas necessidades. Quem se diz apoiante do Bloco devia juntar-se, ler as nossas respostas e não incriminar quem, por certo, defende as mesmas ideias. "Eu apoio se for essa..." não significa "vou lutar por, vou investir em".

    8.º Já nos perguntou se gostavamos de touradas, para tirar conclusões a nosso respeito? Tenha paciência. Se é do Bloco leia o nosso programa para o concelho. Não entre em picardias!

    9.º Espero que desta vez a questão fique explicada.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está uma resposta com garra. A verdade é que nunca vi mesmo nada escrito por este grupo a dizer que apoiam as touradas. O que foi dito foi que respeitavam as tradições e a vontade do povo. A pergunta da sondagem mostra isso mesmo. A necessidade de se saber qual é essa vontade.
    Juntemo-nos, tem razão.
    Saudações bloquistas a todos.
    João Rosado, Samora Correia

    ResponderEliminar
  8. Voçes deviam ter vergonha bloquistas! Tem ganho votos a custa de serem alternativos, drogas, homosexualidade, direitos dos animais, mas depois o que se vê na pratica é uma total oposição a estes principios. Por um lado não acho que se deva acabar com as touradas, nomeadamente em salvaterra, mas o que acontece é que a presidente eleita apoia e divulga este tipo de eventos, o que é inadmissivel, por outro lado o teatro, o novo circo, o cinema, etc as ditas artes alternativas nem sequer existem no concelho bloquista!
    Porque? porque o bloco não tem principios, apenas quer crescer a todo custo!

    ResponderEliminar
  9. Joquinha,

    Não sei o mail de Salvaterra, mas parece-me que estás um pouco deslocado. Este blog é de Benavente meu. Não sou do Bloco, mas quando se critica tem que se ter a certeza das cenas. A presidente de Salvaterra apoiar as touradas? Fala com ela e vê o que ela te diz.
    E tás enganado noutro aspecto. Eles não têm ganho votos à custa de serem alternativos. Em todos os partidos à homosexuais (só que uns assumem-se). Têm ganho votos a malta que tá farta de nos tramar.
    Vê o que escreves. Se és contra as drogas ou a homexualidade exprime-te melhor.
    E já agora pede as estes o mail de Salvaterra. LOL!
    António

    ResponderEliminar
  10. As vossas responsabilidades como bloco de esquera é o de sacudir a agua do capote...
    ainda hoje na antena 1, ela afirmou ser 100% aficionada e pelos touros de morte!
    Não sou contra nada..apenas digo que o bloco tem ganho votos a custa de serem pela legalização das dorgas e contra as touradas, mas no fim ja nem levam estas politicas á AR, e em salvaterra na pratica são aficcionados, não aplicam ai o seu exemplo de governação bloquista...

    ResponderEliminar
  11. Caro Joca,

    Se ouviu a presidente de Salvaterra dizer isso em plena rádio, quem sou eu para o desmentir. Mas nunca foi essa a opinião dela. E pode crer que vou saber para o informar dessa mudança drástica de opinião. Aliás, em Salvaterra, a Câmara não patrocina as touradas. Mas, se ela é aficionada, como o sr. diz, que o seja. Ninguém a proibe. O Bloco tem um discurso anti-proibicionista. Todos temos o direito de sermos aquilo que queremos e a escolhermos a nossa vida (quer no aspecto sexual, quer no aspecto ideológico, quer noutro qualquer) desde que não prejudiquemos outros. Para além do mais, temos que respeitar as opiniões individuais existentes dentro do partido. No seu partido (se o tem) também, por certo, há gente que não concorda com a totalidade do programa e das ideias divulgadas. Ninguém consegue agradar a todos. Mas essa é uma questão que vou saber.
    Depois, também lhe digo que em Portugal poucos ganham votos por serem contra as touradas. Sabe porquê? Porque Portugal tem uma grande tradição a esse nível. E aí, meu amigo, perdemos votos.
    Por fim, deixe-me dizer-lhe: fazer política é muito mais que criticar os outros. É apresentar propostas para a nossa terra. É assim que, pelo menos o nosso pequeno grupo vê a política. É unir esforços pela terra. É apoiar aqueles que assumem o poder com vista à melhoria das condições gerais. É lutar por esta terra cheia de tradições. E esta terra não é Salvaterra de Magos.
    Cumprimentos
    Filipa Silva Horta

    ResponderEliminar
  12. Em salvaterra o bloco dá cobertura a alguem com mesmo carisma que a Fatima em Felgueiras, e quanto ao que ela faz ou deixa de fazer nada tema a ver com isso. Dizem "ela é independente" ou "foi o povo que elegeu democraticamente", o que so lhes fica bem!

    ResponderEliminar
  13. O joca diz lá em que partido andas metido para eu numka me metar lá.

    Antijoka

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que pensa assim, meu amigo Joca. É sinal que merecemos a sua atenção. E isso é muito bom!
    Só espero que saiba que Samora pertence ao concelho de Benavente (ainda...).
    Abraço.
    Bloco Benavente

    ResponderEliminar
  15. Ok...Samora é Benavente e ainda bem, então assim o que o bloco defende em Lisboa, já e diferente do que se aplica em salvaterra ou se diz em samora, realmente variam conforme lhes convir, para ganhar votos, pondo em causa os seus principios teoricos, porque o que parece é que não os tem!
    antijoca, o que te digo eu não tenho partido, defendo sim coerencia de discurso e de praticas, e para isso admiro e respeito CDS e o PCP, o que o bloco vem demonstrando e ser um psd de esquerda, com ex-ps, ex-udps, ex-psr, ex-pcp, etc, note-se a forma como patrocina as candidaturas as autarquias, havendo pessoas de direita/xenofobas a candidatar-se pelo bloco, isso é vergonhoso!
    Ficamos por aqui
    ANTI-BLOCO!

    ResponderEliminar
  16. ó geoconda, será mesmo que não tens partido?
    caso não saibas o teu veneno é inútil!
    não se deve atirar pedras quando se tem telhados de vidro!

    ASS: ANTI-COBRAS CUSPIDEIRAS

    ResponderEliminar
  17. Mas que gente tão burra, meu Deus, admirar o CDS e ao mesmo tempo o PCP, como se de algo igual se tratasse.
    Esse tipo de posição só dá força. E mais vós digo com tanta polémica e picardia, vai aumentando o n.ºde visitantes do blog, que é isso que se quer. Já agora quem é que conheces de direita e xenofobas no Bloco? Será que sabes que o CDS é de direita? Eu não sou do Bloco, mas tu poupa a inteligência de todos.
    António

    ResponderEliminar
  18. Adimrar CDS e PCP=Ser do bloco e apoiar touradas

    ResponderEliminar
  19. Então, se admirar o CDS e o PCP é igual a ser do Bloco, então.... Tu admiras esses dois... és do Bloco. Assume-te de vez. E pensa antes de falares para não te sair sempre....! EHEHEHEHEHEHE!
    Sónia Matias

    ResponderEliminar
  20. Tanto blá blá e palermice.
    Falem de ideias concretas não de tretas.
    Isto de politicise não leva a lado nenhum.
    Também não entendo a atitude tolerante as touradas, mas politicamente conpreendo a situação do BE nestes conselhos onde ainda existe touradas.
    Eu vou apoiar o bloco!


    Samorense descontente com os outros partidos.

    ResponderEliminar
  21. Boa noite.
    cara amiga Filipa, tenho apenas uma pergunta e não vou entrar em assuntos que, no meu ponto de vista se trata apenas de lavar roupa suja e de mal dizer.
    Cá vão as minhas perguntas e o assunto, claro está, diz respeito à construção do pavilhão multiusos (praça de toiros);
    1.º- Diz que se o POVO assim decidir, não diz que não há construção do dito pavilhão, como vai saber o que o POVO quer? Vai fazer um referendo em Samora Correia?
    2.º- Como terra inserida em pleno Ribatejo e com a aficion pela festa brava, claro esta que o POVO quer a construção do pavilhão, vai lutar por essa vontade? Ou simplesmente lava dai as mãos?
    3.º- Caso ganhe as eleições, acaba por dizer que nunca esteve a favor da construção do pavilhão como muita vez disse e nada faz para que essa vontade (independentemente da vontade do POVO)se concretize?
    JBalas

    ResponderEliminar
  22. Caro JBalas,

    Gostaria em primeiro lugar de lhe agradecer pelo facto de visitar o nosso blog.
    Comecei por responder a essas perguntas ao sr. Manuel Mendes, e ainda que tenha todo o gosto em lhe responder, penso que já respondi várias vezes a essas questões.
    Samora Correia, o concelho de Benavente, a região ribatejana têm, como todos sabem, fortes tradições taurinas.
    Disse que se for a vontade da maioria da população construir uma praça eu respeito essa maioria e essa vontade, porque isso é em meu ver democracia.
    Mas, de qualquer modo, esse não é um assunto da competência da Junta, como eu disse anteriormente. É à Câmara que compete tal decisão (veja, por exemplo o caso de Viana do Castelo, onde a Câmara decidiu exactamente o contrário, ou seja, mandar abaixo a praça de touros). Há verba para a construção por parte da Câmara? Então porque nunca foi feita? Nunca ninguém propôs isso? Já fiz estas perguntas ao sr. M&M e ele nunca me respondeu.
    Aceitaremos e respeitaremos as tradições locais e a vontade da maioria, sempre.
    Mas a construção de uma praça de touros não faz parte do programa do Bloco de Esquerda. Até mesmo porque, as verbas da Junta são incapazes de suportar um investimento desses, como sabe.
    Se nos chegar às mãos uma proposta de um grupo de cidadãos nesse sentido, é e será sempre meu dever (quer eu esteja contra ou a favor) apoiar essa vontade e encaminhá-la para quem de direito.
    A mim, de momento, caro JBalas, não me preocupa a construção de uma praça de touros, sinceramente. As minhas preocupações estão centradas noutros problemas que tocam directamente a população: segurança, saúde, educação, limpeza da cidade, criação de espaços verdes, criação de lugares aprazíveis para os nossos filhos brincarem, como ajudar a população idosa, etc. Isso sim, são temas que me preocupam. Temas que aliás, o JBalas tem referido muitas vezes, e bem.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  23. Obrigado pelo esclarecimento S.ª Filipa.
    Evidente que existem assuntos muito mais importantes na nossa freguesia do que este tema, lógico que sim, as prioridades são isso mesmo.
    Já agora iria aproveitar também a ocasião para lhe lançar um desafio, lutar por um complexo desportivo e implementar, ou pelo menos tentar, que todas as actividades extra curriculares e tempos livres das nossas crianças, sejam para a pratica de desporto que tanto faz falta à nossa sociedade cada vez mais sedentária.
    Temos inclusive várias colectividades que se dedicam ao desporto, sendo que quase todas elas utilizam o Pavilhão Municipal cada vez com menos condições, quer a nível de material quer a nível de higiene.
    Não menos importante seria dedicar mais tempo há população mais carenciada da freguesia, gente que nasceu nesta terra e que tem feito dela o seu sustento e que por, variadíssimas razões, quer politicas quer sociais,tem visto a agricultura cair em decadência e ser esquecida.
    Boa sorte para o dia 11.

    ResponderEliminar
  24. http://facebook.com/SamoraCorreiaSemTouradas

    Digo eu que sou de Samora Correia e contra as touradas. TORTURA NÃO É CULTURA!

    ResponderEliminar