sábado, 19 de setembro de 2009

Respostas a um cidadão de Samora Correia!

Tendo em vista o esclarecimento dos visitantes deste blog relativamente a algumas das ideias tidas pelo Bloco de Esquerda para a freguesia de Samora Correia, venho por este meio publicar as respostas dadas por mim a questões levantadas por um cidadão da terra, cujo nome, por respeito, não vou divulgar.

As questões eram:

1 - Concorda com a criação do Concelho de Samora? Vai lutar por isso?

2 - O que fará para resolver o problema da "recta do cabo"?
3 - Qual a sua opinião em relação à Festa Brava em Samora Correia? Apoiaria a construção de uma Praça de Toiros?
4 - Tem algum plano de revitalização para o Largo do Calvário?
5 - Se fosse eleita Presidente, como acha que deveria ser a gestão da Fundação Padre Tobias?

As respostas foram:

1.º O Bloco de Esquerda é, antes de mais, a favor da regionalização, por ser um factor de democratização; um instrumento que favorece a democracia participativa; por favorecer o desenvolvimento; e acima de tudo porque permite descentralizar e desburocratizar. Ou seja, somos a favor de uma nova divisão administrativa do país. Se me perguntar se nessa divisão eu concordo com o facto de Samora ser concelho, eu respondo-lhe: Sim! Samora tem reunidas todas as condições para ser puder vir a ser concelho. Não nos esqueçamos, aliás, que Samora Correia já foi sede de concelho entre 1300 e 31 de Dezembro de 1836, altura em que foi e integrado no de Benavente. Então porque não lutar por esse restabelecimento?


2.º Quanto ao que penso fazer relativamente à Recta do Cabo, a minha resposta é simples. Pretendo dar-lhe o endereço do blog do Bloco de Esquerda de Vila Franca, uma vez que, como deve saber, a Recta do Cabo está fora dos limites do nosso concelho. Por isso, deixo-lhe o endereço, para que possa ver satisfeita a sua curiosidade. http://blocovfxira2009.blogspot.com>

3.º A festa brava em Samora Correia faz parte da tradição local. Eu apoiarei toda e qualquer tradição local. Assim como apoiarei a construção de uma praça de touros desde que essa seja a vontade do povo. Chego mesmo a admirar-me com o facto de não existir uma praça de touros permanente, tendo em conta as referidas tradições.

4.º No que respeita à existência de um plano de revitalização para o Largo do Calvário, devo dizer-lhe que, na opinião do Bloco de Esquerda e na minha opinião pessoal, penso que deve ser mantida a traça original. Quero com isto dizer que, independentemente das obras envolventes que estão previstas para o local, penso que deve ser respeitada uma (talvez mesmo a principal) das funções daquele Largo que é, como sabe, de ser o espaço onde se realizam as famosas festas anuais e largadas que tanto povo trazem à cidade. Concluíndo, devido à tradição que envolve o espaço em questão, este deve ser arranjado (e aqui abro um parêntesis para dizer que essas obras não são função da Junta, mas sim da Câmara, sendo que a Junta pode unicamente exercer pressão para realizá-las), mas sempre tendo em conta a preservação das tradições.

5.º Quanto à gestão da Fundação Padre Tobias, sendo esta uma instituição particular de solidariedade social, o Bloco pode vir a “exigir” uma clarificação da situação do património legado, contudo achamos que não cabe aos partidos políticos a gestão da mesma.

Cumprimentos
Filipa Silva Horta

19 comentários:

  1. Faz mesmo falta uma praça de torturas???

    Eu pensava que o Bloco Esquerda respeitava os direitos do animais...

    Com os melhores cumprimentos

    Eng. Miguel Santos, Estoril

    ResponderEliminar
  2. Eng. Miguel Santos,
    Caro Eng. Miguel Santos,

    Estamos a falar de uma terra com uma forte tradição tauromática. De notar, aliás, que as pessoas não perguntam apenas sobre a construção de uma praça, querem também saber a opinião que o Bloco tem relativamente à "Festa Brava" no geral, às largadas, às vacadas populares, onde não há tortura. É o homem contra o animal. Neste sentido, e porque se trata de uma tradição centenária, o Bloco apoirá as festas e respeitará sempre a vontade do povo. Se for vontade do povo construir a praça...
    Cumprimentos
    Drª Filipa Silva Horta

    ResponderEliminar
  3. que ridiculo.. anda o BE a lutar pelo avanço do país e depois tem candidatos retrógrados que querem pôr uma praça-de-barbaridades num local que nem tinha uma... para bem da inteligência pessoal dos cidadãos e da cultura de Benavente, espero que não ganhem. Há coisas muito mais importantes e interessantes em que se investir - Teatro, Musica, Artes de Rua, Artes Plasticas, Actividades culturais com crianças e idosos, para pessoas com deficiencias - são coisas muito mais enriquecedoras e nas quais vale muito mais a pena investir, ao invés de espetaculos sangrentos que incitam à volência e ao desrespeito pela fauna.

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos,

    Como militante do BE, não acho que tenha sido cometida nenhuma barbaridade na resposta dada pelos candidatos do nosso partido ao concelho de Benavente. Barbaridade, existe sim, na forma como foram tratados por pessoas que se dizem defensores das ideias do partido. Retrógrados? Minha amiga leia-a tudo o que é escrito. Veja quais são as prioridades do partido para Samora Correia. E, se vir, nalgum lado a referência à construção de uma praça de touros (o que não acontece), aí sim pode falar. Se os candidatos dizem que se admiram de não existir uma traça numa terra com tantas tradições, isso quer dizer que lutam pela sua construção? Parece-me que não sabe distinguir o significado entre lutar por e apoiar SE (e lembro o que está escrito SE) FOR A VONTADE DO POVO. E se o povo quiser construir com verbas próprias? Comentar não significa mal tratar, minha cara. Se é bloquista, devia aprender a comentar de forma educada.
    Saudações bloquistas.
    Joana Dias

    ResponderEliminar
  5. D. Sara Feio,

    Ridículo é as pessoas não saberem ler as respostas dadas pelos candidatos. Nunca foi dito que uma praça de touros seria uma prioridade para o Bloco. Desculpe, mas não deve ter lido os textos deste blog. As nossas prioridades são, e vou relembrá-la, a educação , a saúde, o combate ao desemprego, os idosos, entre outras que enunciou. Respondemos, simplesmente, a uma questão. Quem somos nós para acabar com as tradições.
    Acabar com as tradições, em seu ver, faria avançar o país?
    Quanto a sermos "candidatos retrógrados", não me parece. Se tivesse ouvido as nossas declarações, sabia que candidatos retrógrados não propõem construções de escolas secundárias, não propõem espaços de internet, ou será que propõem? Candidatos retrógrados não fazem sondagens, ou fazem? Nunca o Bloco se propôs a acabar com tradições em lugar algum. Caso contrário, as mesmas já teriam acabado em Salvaterra, não acha? Aí, onde já há uns anos ganhámos a câmara, não deixámos de realizar touradas ou qualquer outra festa, apenas a autarquia não contribuiu com o seu dinheiro para as mesmas (ao que li). Porque haveriamos nós de ser os primeiros a ir contra as tradições. E se a praça fosse construída a título particular tendo como base a vontade do povo? Deixe-me que lhe diga uma coisa "para bem da inteligência pessoal dos cidadãos e da cultura de Benavente", esperamos que pessoas como a sr.ª, com uma postura tão forte, participem nos debates acerca de temas como este, pois só assim podemos saber a opinião do povo(a opinião de que falávamos na resposta que demos no que respeita à construção de uma praça de touros).
    Aliás, para saber a opinião do povo é que estamos a ver a cabo esta sondagem e a pedir comentários. Esse sempre foi o lema do Bloco: ouvir o povo!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Eu pensava que o BE era um partido que defendia o desenvolvimento civilizacional...
    "Eu apoiarei toda e qualquer tradição local"..."Chego mesmo a admirar-me com o facto de não existir uma praça de touros permanente".
    A mim admira-me este discurso populista à Paulo Portas!
    A tauromaquia é fortemente apoiada por monárquicos e grupos de direita e extrema-direita (ex: PNR). Em Samora também é apoiada pelo Bloco.
    Se a vontade dos homens de Samora Correia for a de dar continuidade à tradição de bater na mulher, também apoia?
    Lamentável...

    ResponderEliminar
  7. Sr. João Nunes:

    As tradições, para si, não fazem parte da civilização? Para nós fazem. O Bloco é a favor das tradições locais.
    O facto de dizer "Chego mesmo a admirar-me com o facto de não existir uma praça de touros permanente", denuncia uma posição de direita? Então a CDU é de direita? É que caso não saiba, a CDU apoia tudo isto à 30 anos. Obrigado por nos elucidar quanto à posição da CDU no panorama político português. Porque quanto à posição do Bloco, desculpe, está muito longe de nos ensinar. O Bloco em Samora também defende os animais, os seus direitos. O facto de dizermos que nos admiramos não haver uma praça de touros permanente, quer dizer que tendo em conta a terra de tradições que é, admiramo-nos com o facto de nunca nenhum partido, ou mesmo o povo, ter tomado essa decisão. Nunca dissemos que seriamos nós a tomá-la. Ou dissemos? O QUE FOI DITO É QUE SOMOS A FAVOR DA MANUTENÇÃO DAS TRADIÇÕES LOCAIS.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar
  8. Há tradições e tradições... Cuidado!
    E as touradas, todos sabemos, não são compatíveis com o respeito pelos direitos dos animais.
    A posição da CDU eu já sabia, mas sempre pensei que o Bloco era diferente...
    Já agora, não será vontade do povo de Samora (ou direito!) ter acesso digno à Saúde? Há cerca de 2 mil pessoas sem médico de família! Isso sim devia "admirar" os candidatos bloquistas.

    ResponderEliminar
  9. Incompatível e lamentável é o facto de estar a tecer comentários sem conhecer as nossas prioridades, sem ler os artigos que estão escritos no blog. E note que era só preciso perder 5 minutos, para ver quais são as nossas lutas, meu caro. A construção de uma praça de touros não é, garanto-lhe. Até mesmo porque nunca afirmámos que iriamos lutar por ter uma. A nossa luta é por outros temas. Mas vou deixá-lo descobrir por si, ao ler o nosso blog. Vai, por certo ficar contente, ao descobrir que, afinal a saúde (um hospital, um bom centro de saúde, o direito a médico de família, etc)é a 1.ª das nossas prioridades. Outras se seguem, vai ver!
    Já agora aproveite para ler o esclarecimento. Por fim pergunto-lhe, como bloquista que parece ser: Porque é que acha que em Salvaterra o Bloco continuou com as tradições?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. O bloco é... o bloco faz... o bloco isto e aquilo... O BLOCO É UM REBANHO DE MEIA DÚZIA DE RESTOS PARTIDÁRIOS QUE PROMETE E DEFENDE HOJE E CONTRA-DIZ AMANHÃ, NA ESPERANÇA DE CONSEGUIR ALGUMA COISA SEJA ELE QUAL FOR, JÁ QUE AO BLOCO FAZ FALTA TUDO! NÃO TÊM IDEAIS, NÃO SE ASSUMEM COMO NADA, NÃO HÁ UM DISCURSO CONCRETO! A VOSSA POLÍTICA É ALGO IDÊNTICA AO CDS, NÃO PASSA DE BARULHO E MERA FANTOCHADA TELEVISIVA!

    Bietan Jarrai

    ResponderEliminar
  11. Será isso um discurso partidário? Ou é a forma ideal de fazer política? Pura inveja quer parecer. Somos restos partidários que conseguiram aquilo que nunca nenhum partido conseguiu em Portugal em 10 anos! Vivam os restos!
    Sónia Matias

    ResponderEliminar
  12. Sónia, não ligues! Há quem não consiga viver com o sucesso dos outros.
    Noutro dia, ao consultar um blog local vi um comentário que muito de espantou. O mesmo dizia: "Finalmente que alguém se lembra que o Porto Alto existe". Lembro a essas pessoas para estarem atentas. O Bloco até na Rádio Iris falou no Porto Alto.
    Quanto a esse senhor Bietan Jarrai devia informar-se mais sobre política e saber que o Bloco até é contra a poluição sonora! Ehehehehe! Cresce, pá. Aprende a viver em sociedade e a respeitar os outros. É essa a cultura que o teu partido te dá?
    José Luís, Samora Correia.

    ResponderEliminar
  13. Á senhora Sónia:
    O que conseguiram em 10 anos, não tem consistência, está como disse anteriormente, assente apenas em propaganda e fantochada,o vosso discurso não passa de mero espectáculo, no fim de espremido não disseram nada!
    Ao senhor anónimo:
    "O sucesso dos outros" tem uma fórmula mágica! Chama-se: mais do mesmo! Na verdade vocês aprenderam fácilmente a "viver em sociedade" e principalmente a "respeitar os outros" basta para isso serem-lhes submissos! Meia dúzia de patacoadas para dizer que são da esquerda, mas agir nada!
    Não passam de mais um partido federalista que treme ao houvir a palavra socialismo!
    Começando pelo mais básico, o exemplo perfeito: a vossa politica europeia! Quando é preciso tomar posições, dão as mãos aos do costume e cá vamos nós, juntos pelo reforço do domínio internacional capitalista!
    ESTE DISCURSO NÃO É NÃO SABER VIVER EM SOCIEDADE NEM FALTA DE RESPEITO! CHAMA-SE LIBERDADE DE EXPRESSÃO! DIREITO AO PENSAMENTO LIVRE E A OPINÃO! AINDA NÃO É PROIBÍDO TER O OBJECTIVO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E LUTAR POR ELA! MESMO ENQUANTO O QUISERAM PROIBIR, FRACASSARAM!
    É pena que este discurso vos incomóde provavelmente não sabem qual o lado esquerdo!

    Bietan Jarrai

    ResponderEliminar
  14. Quem fracassas és tu constantemente com falsos nomes e comentários desastrosos!
    Todos se dão bem. Havias de ter ido hoje ao mercado de Samora para veres o que era democracia. As pessoas como tu é que estragam a vida em sociedade.
    Beijinho Bietan
    Sónia Matias

    ResponderEliminar
  15. Aviso à população!!!!!!!!!!

    Cuidado com o senhor Bietan Jarrai!
    Ele é bem capaz de ser um infeliz com tendencias terroristasanarcobombistasseparatistas.
    Espero que o Bloco defenda a eutanasia para estes casos também!

    ResponderEliminar
  16. Então acabou a argumentação!? "havias de ir ao mercado para ver a democracia?" estuda mais um pouco, senão não chegas lá!
    As pessoas como eu não estragam a vida em sociedade, estragam sim esse conceito de democracia e liberdade! Põem-no a descoberto e sem capacidade de resposta!
    Acredito que com mais umas conversas, algum esclarecimento e formação alguns de vós até teriam algumas capacidades para poder vir a defender políticas de esquerda, que realmente defendam os interesses da população, daqueles que vivem apenas do trabalho.
    Digo isto com toda a segurança, se não quiseres argumentar, pensa pelo menos no assunto, se não for em frente ás câmaras da televisão, onde é que o Bloco se encontra no que toca á defesa dos trabalhadores? apenas aparece aquando de greves ou manifs préviamente anunciadas, no dia-a-dia ninguém os vê, aqueles que trabalham são testemunhas disso, e podem confirmá-lo, dirige-te a meia dúzia de pessoas e faz a pergunta. Ou então pensa em quantas vezes te dirigis-te a uma empresa e foste mal recebida pela administração e bem pelos trabalhadores provavelmente nunca!
    Pensa nisso!
    Isso é ser de esquerda!
    Defender realmente aqueles que vivem do seu trabalho dos constantes ataques aos seus direitos!
    Não é de todo essa a politica do bloco!
    Pensa nisso.
    cumprimentos e um beijinho para tí também...

    Bietan jarrai

    ResponderEliminar
  17. Ainda não percebeste que ninguém te liga e que, se quem criou este blog não fosse de esquerda, já tinha ELIMINADO as tuas provocações e os teus comentários.
    Não acabou a argumentação. Acabou foi a paciência para te responder.

    Peço às pessoas que criaram este blog para que comecem a controlar os comentários. Obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Quando o diálogo não vence, vence a censura!
    Cumprimentos!

    Bietan jarrai

    ResponderEliminar
  19. É isso. És o vencedor. IUPI! Brinca lá pá malta ver. IHIHIHIHIHIH.
    vIVA O Bietan jarrai.
    vIVA O BLOCO!
    Cumprimentos amigos.

    ResponderEliminar