sexta-feira, 11 de setembro de 2009

As principais prioridades do Bloco!

Muito embora todos os pontos que o Bloco tem vindo a focar sejam importantes, existem uns que, como todos nós sabemos, merecem uma maior atenção por estarem mais directamente voltados para o bem-estar social (uma das grandes preocupações do Bloco de Esquerda).
Falamos, pois, da saúde, da educação, dos idosos, do desemprego e da segurança.
Comecemos pela Saúde:
Samora Correia tem um centro de saúde dotado de bons profissionais. No entanto, com um horário de funcionamento limitado. A figura do médico de família não entrou ainda em muitos lares. Mais grave ainda, é a falta de equipamentos de diagnóstico complementar (aparelhos de raio X, por exemplo) evidente nesse centro.
Mas a nível de saúde, Samora e o concelho em geral, necessitam de muito mais. O Bloco reivindica (como aliás já o fez em Ass. Municipal) a criação de uma unidade de saúde pública a sul do distrito. Unidade essa que fará todo o sentido se tivermos em conta quer o crescimento populacional, quer ainda a vinda de novas infra-estruturas (aeroporto) para a nossa cidade.
Quanto à Educação:
Muito se tem ainda a fazer! Apenas alguns exemplos:
  • Criação de creches e de salas pré-escolares capazes de dar escoamento à população infantil existente. O Bloco conhece casos de crianças com 3 e 4 anos que ficam em casa por não terem vagas em estabelecimentos públicos.
  • Criação de uma escola secundária na freguesia de Samora. A maior parte dos alunos que estudam em Benavente são proveniente da nossa cidade. E não nos esqueçamos que a nossa freguesia (no concelho de Benavente) é a que apresenta um maior n.º de população dentro desta faixa etária.
  • Incentivo à utilização de novas tecnologias não só nas escolas e no pré-escolar, como também junto da população, mediante a difusão de espaços de internet (também no Porto Alto).
Os Idosos são outra das nossas preocupações!
Como podemos abandonar pessoas que um dia trabalharam para a terra e pela terra. Pessoas que lutaram pelo seu crescimento. Pessoas que preservaram as nossas festas, as nossas tradições.
Tem sido feito um bom trabalho de acção social pela Fundação Padre Tobias, é certo. Mas, infelizmente, não chega. Existem idosos a viver em situações miseráveis, sozinhos...
O Bloco de tudo fará para criar um banco de voluntariado destinado a reforçar esse trabalho de acção social.
Segue-se o combate ao Desemprego.
O combate ao desemprego terá, necessariamente, que passar pelo desenvolvimento económico, principal gerador de trabalho e responsável pela fixação das pessoas à terra. Neste sentido, o Bloco de tudo fará para incentivar a vinda para o concelho de empresas capazes de gerar postos de trabalho (combate ao encerramento fraudulento e à deslocalização de empresas). Por outro lado, lutaremos por estimular a iniciativa local de criação de emprego e por melhorar a oferta de formação profissional. O Bloco considera importante a criação de centros de apoio a desempregados. Centros com profissionais competentes nas áreas de Acção Social e de Recursos Humanos, capazes ajudar o desempregado na procura de emprego e na sua reintegração social.
De notar, no entanto, que este apoio à vinda de novas empresas nada tem a ver com uma menor atenção dada ao comércio tradicional. Antes pelo contrário. O Bloco apoiará sempre o comércio tradicional através de medidas tendentes a proporcionar a sua "sobrevivência" e que estimulem a população a aderir ao mesmo.
A Segurança é fundamental para termos qualidade de vida.
O apoio dado às forças de segurança por vezes não é suficiente, ainda que deveras importante. É necessário ver o problema na sua origem. O Bloco insistirá sempre na luta contra a exclusão social, bem como contra o abandono escolar, dois dos principais factores da criminalidade.
Existem outros pontos no nosso programa relativos ao ambiente, à mobilidade, à cultura, ao património. No entanto, estes são aqueles pelos quais o Bloco mais se bate. São aqueles que tocam a população. São aqueles que nos tocam!
Filipa Silva Horta

Sem comentários:

Enviar um comentário